The GrandFounder #117 | A rotina de founder (e CEO)
Como eu busco manter a mente (e a vida) em dia. A rotina empreendedora é cheia de armadilhas para quem quer uma vida equilibrada, mas dá para conciliar tudo.
📫 Recebeu esse link de alguém e ainda não está inscrito na newsletter? Clique no botão abaixo e junte-se a nós. É grátis, e você recebe as novas edições direto no seu e-mail.
Olá founders!
Um dos grandes desafios de quem empreende é manter a vida em dia. A vida pessoal puxa de um lado, o negócio do outro. E se você não tiver uma rotina bem estruturada, a gangorra pode pender para onde não deveria.
Se não cuidar, você sofre, o negócio sofre, e as pessoas que você ama sofrem…
Ao longo dos anos, fui ajustando meu dia a dia para que a empresa cresça sem atropelar os momentos que realmente importam. Em Vida de Founder, hoje vou compartilhar como organizo minha rotina para manter esse equilíbrio.
Quase sempre dá certo!
E tem mais: nesta edição, conto um pouco sobre o recente aporte da Loopia e o que isso representa na nossa missão de transformar o atendimento no e-commerce.
Boa leitura!
Como organizo a minha rotina com founder e CEO
— 🎩 Um conteúdo da minha série autoral: Vida de Founder.
Empreender é viver intensamente, tanto a vida pessoal, quanto a empresa. Quem já fundou uma startup sabe o quão difícil é separar o CPF e CNPJ.
Se você não segurar as rédeas com firmeza, em pouco tempo você é sugado pelo redemoinho da rotina empreendedora e a sua vida pessoal vai para segundo plano. E o pior, as pessoas que fazem parte dela, também.
Já passei por essa fase antes, com bem menos experiência. E se tem algo que aprendi, é que sem uma rotina bem estruturada, você pode até crescer profissionalmente, mas você paga um preço alto demais como pessoa.
Hoje, minha rotina é organizada de forma que a empresa siga evoluindo sem que eu perca momentos importantes com minha família, sem negligenciar minha saúde e sem deixar de me desenvolver.
Aqui estão alguns princípios que adotei e que podem te ajudar a encontrar esse equilíbrio.
1. Saúde vem primeiro
É simples de entender o porquê. Se você não tem saúde, nada mais importa.
Não sou paranoico com dietas radicais, mas aprendi a me alimentar melhor, cortar excessos e entender o que estou consumindo. Leio rótulos, evito alimentos ultraprocessados e alguns “venenos” modernos. Dê uma lida a respeito, você vai se assustar com a infinidade de besteiras que a indústria alimentícia empurra dentro de embalagens “vendendo saúde”.
Durante a semana, minha alimentação é disciplinada: zero álcool e pouco açúcar.
Nos finais de semana, me permito relaxar um pouco e comer/beber sem muita culpa.
Além disso, exercício físico é algo inegociável. Treino pelo menos três vezes durante a semana e faço alguma atividade física no fim de semana. Não é só para buscar um corpo legal. Além de cuidar do corpo, quero ter energia em alta e mente em dia.
2. Fé
Independente da crença de cada um, ter um momento de espiritualidade ajuda a manter os pés no chão. Vá por mim, você sente o quanto isso ajuda quando começa a levar a sério.
Empreender é estar constantemente resolvendo problemas. Mas, no meio de tudo isso, se você reserva um tempo para refletir, alimentar seus valores pessoais e estar em paz consigo, você produz melhor. Talvez até produza mais.
3. Aprendizado contínuo
O mundo muda rápido. Se você não está sempre aprendendo, está ficando para trás. Por isso, tenho uma rotina disciplinada de estudo:
Mantenho uma lista de livros e procuro estar sempre com alguma leitura ativa. Depois que me tornei pai, o ritmo de leitura reduziu… mas não parei.
Tenho um acervo de bons podcasts, canais de YouTube e newsletters que me ajudam a absorver conhecimento de forma prática.
Acompanho de perto pessoas inteligentes que compartilham boas ideias. E fujo dos fanfarrões. Estudar na fonte errada é “desaprender”.
Ler, ouvir, estudar… tudo isso amplia a sua visão de mundo e traz insights que ajudam tanto no negócio quanto na vida pessoal.
4. A gangorra CPF vs CNPJ
A verdade é que nunca há um equilíbrio perfeito. Há fases onde o CNPJ exige mais e outras em que a vida pessoal precisa de atenção.
Um cuidado importante para se ter é que a balança tende a pender sempre para o lado do trabalho. E isso significa menos atenção para si e para as pessoas que você ama.
Por isso, coloco limites. A empresa é importante, mas minha família e amigos também são. Sempre que sinto que estou me distanciando demais, ajusto a rota.
Se não fizer isso, cedo ou tarde a conta chega. E a vida cobra caro.
5. Uma rotina estruturada faz tudo funcionar
Com o tempo, aprendi a dar muito valor à rotina. Você tem maior previsibilidade e consegue dar atenção à tudo aquilo que você entende ser necessário.
Defina uma rotina e siga com disciplina. Você vai notar que não falta tempo para encaixar as coisas importantes. No fim, é questão de prioridade. Organizando dá para fazer.
Minha rotina hoje é mais ou menos assim:
Acordo por volta das 6h30 e procuro dormir antes das 23h. O sono é sagrado.
Treino logo de manhã, porque sei que se deixar para depois, dificilmente vou fazer.
Café da manhã em família é prioridade. Começar o dia juntos faz diferença.
Almoço em casa sempre que possível. É mais um tempo de qualidade com a família.
Antes de voltar para o trabalho, às vezes sobra tempo para brincar um pouco com meu filho. Pequenos momentos importam.
Prioridade é estar em casa bem antes do meu filho dormir. O jantar juntos, umas brincadeiras/leituras são hábitos que tento manter ao máximo.
À noite e nos finais de semana, me desconecto do celular o máximo possível. Dá para viver sem as redes sociais.
Muita gente acha que rotina engessa as coisas. É bem o oposto, na verdade, ela traz liberdade. Quando você organiza seu tempo, você vive aquilo que importa, e deixa de fazer coisas que não te agregam.
A real é que equilibrar a vida pessoal e empreendedora não é nada fácil. Sempre haverá momentos em que o CNPJ vai demandar mais. É questão de escolhas e muita disciplina.
No final das contas, qual é o sentido de construir algo, empreender, correr atrás dos sonhos, se você não puder aproveitar a jornada?
🎯 Loopia: um passo gigante na nossa jornada (que está apenas começando)
Não podia estar mais animado em compartilhar que a Loopia acaba de captar R$ 3,7 milhões em uma rodada pre-seed para acelerar nossa missão de transformar o atendimento no e-commerce.
O aporte foi liderado pelo Funses I, fundo gerido pela Quartzo Capital, e contou com a participação da Ace Ventures, BVC e Questum. É um grande sinal de confiança no que estamos construindo.
Acreditamos que atendimento não deve ser apenas um custo, mas sim um motor de crescimento para quem vende no digital. A Loopia centraliza todos os canais (marketplaces, WhatsApp, etc) num só lugar e, com a Luna, nossa agente de IA proprietária, estamos ajudando lojistas a responder até 97% mais rápido, converter 50% mais vendas e gerar melhores conexões com seus clientes.
Esse investimento nos permite olhar mais longe. Vamos evoluir nosso produto e levar essa solução a milhares de vendedores. Pode apostar!
São apenas 8 meses de estrada. Estamos, de fato, apenas começando, e ter investidores que acreditam nessa visão nos dá ainda mais energia para seguir construindo algo realmente transformador.
Queremos que todo ponto de contato se transforme em ponto de venda para o varejista online. E vamos que vamos!
👉🏼 Se você quiser conhecer a Loopia, clique aqui que vai ser um prazer apresentar a você.
👋🏽 Antes do abraço final
Essa foi mais uma edição de TheGrandFounder.com, a minha newsletter pessoal e totalmente free sobre a vida de founder e o universo das startups. Cada edição é resultado de um momento de pausa em busca de inspiração para compartilhar conhecimento com outros founders. Faço isso, porque gosto de verdade. Que tal fazer com que essa e outras mensagens cheguem mais longe? Compartilhe com alguém, custa zero… e vale muito!
Eu sou o Tiago Vailati, um empreendedor apaixonado pela família, autor do livro O QUE TE IMPEDE? (ed. Alta Books) e um dos Top Voices brasileiros do LinkedIn. Sou entusiasta de corrida de rua e fã de Fórmula 1 desde os tempos do grande Ayrton Senna 🇧🇷. Que saudade dos domingos ao lado do meu pai na frente da TV…
Sensacional, ótimos insights.