The GrandFounder #110 | O recomeço - a primeira tentativa
Tudo na vida teve um começo. Ou um recomeço. Vivo agora a experiência de recomeçar uma nova startup. A primeira tentativa já foi...
Olá founders!
Tudo nessa vida teve um começo… ou um recomeço.
Depois de mais de 100 edições de Vida de Founder, falando sobre a jornada da Hiper, vou virar a página e iniciar uma nova série de conteúdos, compartilhando a minha experiência recente com a fundação de uma nova startup. Estou vivendo um recomeço na minha vida empreendedora desde setembro de 2023.
Na edição de hoje falo sobre a importância de encontrar o sócio certo, validar soluções e enfrentar as dificuldades de mercado. E também, sobre fracasso.
Nem todas as ideias se encaixam no mercado, e às vezes, a decisão mais sábia é encerrar as operações. Divido aqui lições valiosas sobre humildade, resiliência e a importância de aceitar o fracasso como parte do caminho para o sucesso.
O começo é algo único. É no começo que estão as maiores dificuldades, grande parte dos tropeços acontecem e muita coisa se define. É ali que as derrotas e as glórias têm um sabor especial…
O começo é para poucos. O recomeço então, nem se fala…
Voltando a empreender: A primeira tentativa
— 🎩 Um conteúdo da minha série autoral: Vida de Founder.
Recomeçar nunca é fácil, mas traz consigo inúmeras lições, oportunidades e sem dúvida nenhuma te faz crescer, principalmente como indivíduo.
Em setembro de 2023, depois de um período de mais de um ano desde que encerrei minha história na Hiper estive estudando e experimentando novos caminhos. Foi então que decidi dar um novo passo no mundo do empreendedorismo, com a fundação de uma nova startup. Tenho vivenciado bons aprendizados, e gostaria de compartilhar um pouco disso com você.
Primeiro quem, depois o quê…
Após a venda da Hiper, cada um dos meus antigos sócios seguiu um rumo diferente. Assim, meu primeiro desafio foi encontrar um novo sócio fundador que compartilhasse dos mesmos valores e objetivos.
A escolha de um parceiro de negócios é crucial, pois é necessário ter alguém que complemente suas habilidades e com quem você tenha um alinhamento forte. Só isso, já é um baita desafio. Acredite.
O segundo ponto foi assegurar que estávamos resolvendo um problema real, genuíno. Muitas startups falham porque se apaixonam por suas soluções, sem antes validar se há uma necessidade real no mercado.
Temos um problema de fato?
Passamos por três estágios de validação: regulatório com o Banco Central, com as indústrias que seriam nossos clientes e, finalmente, com os varejistas que utilizariam nosso meio de pagamento.
Desenvolvemos um MVP (Produto Mínimo Viável) em três meses, conseguindo atender aos requisitos do Banco Central. Entramos em fase Beta (fechado) com nossos primeiros clientes em janeiro de 2024. De janeiro a abril, testamos a solução com quatro clientes. Este período foi crucial para coletar feedbacks e ajustar nosso produto.
E olha que nestes seis meses fizemos muitos ajustes e alguns pivôs, tanto no modelo de negócio, como na solução. Não basta olhar só para o produto. O canal de distribuição e modelo de receita precisam ser validados com o mesmo peso.
Aqui fica um reforço para quem se apaixona pela sua solução... Esteja preparado para mudar drasticamente o seu produto. O mercado é quem diz se aquilo que você desenvolveu serve para alguma coisa, ou não.
Após o período de testes Beta, percebemos que, a solução era bem recebida pelas indústrias, mas não estava se encaixando no dia a dia dos varejistas. Eles estavam relutantes em mudar a forma como faziam pagamentos aos fornecedores. Esta falta de fit com o mercado nos colocou diante de uma difícil decisão: pivotar ou encerrar as atividades.
“Talvez” significa não. O sim é sempre óbvio
Estudamos novamente dois possíveis pivôs, mas nenhum deles parecia estar muito alinhado com o que acreditávamos e com nosso perfil como empreendedores. Foi então que tomamos a decisão de encerrar as operações.
Sim, encerramos. Paramos por ali… #fail
É nesta hora que muita gente tenta buscar justificativas para não voltar para a primeira casa do tabuleiro, o início novamente. Cuidado para não ficar se enganando. Persistência é diferente de teimosia.
É ruim demais perceber que não acertou, mas esteja preparado para assimilar isso. O mundo lá fora vai te dar muitas razões para você achar que “talvez” esteja no caminho certo. Tendemos a ficar interpretando os feedbacks com um viés de que talvez estejamos no caminho certo. O problema é que um “talvez” é quase sempre um NÃO. Quando você estiver diante de um SIM, será óbvio.
Outra lição desta experiência foi entender que devemos ser despidos de vaidade e estarmos prontos para admitir quando algo não está funcionando. Insistir em uma solução que não serve ao cliente só prolonga o fracasso.
0x1 … mas o jogo não acabou
Fracassar não é o fim, mas uma etapa natural no caminho do empreendedor.
Essa jornada reforçou para mim que a resiliência e a capacidade de aprender com os erros são fundamentais. A cada tentativa, estamos mais próximos do sucesso.
Neste exato momento estamos trabalhando num novo MVP, para validar outro problema que identificamos. Continuamos nossa busca por soluções que façam sentido e impactem positivamente a vida de nossos clientes.
Uma das coisas que me motiva a empreender com software, é perceber que através de sistemas podemos tornar a vida das pessoas melhores e fazer parte do sucesso das empresas que confiam em nós.
Recomeçar é, sem dúvida, desafiador. Ter experiência prévia ajudou a encurtar caminhos e cometer menos erros, mas não me isentou de falhar. E isso faz parte. O importante é tentar, aprender e seguir em frente. Portanto, se caiu, levanta e ergue a cabeça. Só vence quem tenta.
O jogo não acabou, volto com mais novidades em breve.
📌 Ace Summit 2024
O Ace Summit 2024 está chegando, e por que você não deveria perder esse, que é um dos principais eventos do universo de startups do ano?
Eu vejo 3 boas razões:
1 - Serão dois palcos simultâneos com temas super relevantes para quem vive o dia a dia do founder, e tem o desafio de crescer, formar time (e liderar essas pessoas), ganhar mercado e encantar seus clientes.
2 - Além disso, vão rolar várias Masterclasses, com especialistas em temas como liderança, gestão, growth e... claro que não poderia faltar, Inteligência Artificial.
3 - Já estamos no 3º lote e as vendas dos ingressos estão a todo vapor. Faltam menos de 60 dias para o grande dia.
ACE SUMMIT
🗓 Dia 26/07/2024 a partir das 9h
🏢 No Centro de Convenções Frei Caneca (São Paulo)
Como sou embaixador do evento, você tem 70% de desconto garantido com o meu cupom: TIAGOVAILATI70. Clique aqui para comprar.
Ouvi dizer que estarei dando umas horas de mentoria durante o evento :)
Te vejo por lá?
📫 Se você ainda não está inscrito na newsletter, clique no botão abaixo e junte-se a nós. É grátis, e você recebe todas as novas edições direto no seu e-mail.
👋🏽 Antes do abraço final
Essa foi mais uma edição de TheGrandFounder.com, a minha newsletter pessoal e totalmente free sobre a vida de founder e o universo das startups. Cada edição é resultado de um momento de pausa em busca de inspiração para compartilhar conhecimento com outros founders. Faço isso, porque gosto de verdade. Que tal fazer com que essa e outras mensagens cheguem mais longe? Compartilhe com alguém, custa zero… e vale muito!
Eu sou o Tiago Vailati, um empreendedor apaixonado pela família, autor do livro O QUE TE IMPEDE? (ed. Alta Books) e um dos Top Voices brasileiros do LinkedIn. Sou entusiasta de corrida de rua e fã de Fórmula 1 desde os tempos do grande Ayrton Senna 🇧🇷. Que saudade dos domingos ao lado do meu pai na frente da TV…
👉🏼 Saiba mais sobre o meu livro aqui.