[The GrandFounder #81] Não seja o último a saber
Como criar um rotina para liderar muita gente e não ser o último a saber das coisas, mais impostos sobre softwares, novidades do Startup Summit e mais: Nuvini, AsaaS, Simple&Co, 100 Startups to Watch.
⚡️ VIDA DE FOUNDER
Como liderar muita gente e não ser o último a saber das coisas
— 🎩 Um conteúdo da minha série autoral sobre a Vida de Founder - do ZERO ao EXIT.
Quero trazer para você uma lição valiosa que aprendi ao longo da minha jornada como empreendedor: a importância de ter um framework de gestão bem organizado para liderar um time em crescimento e se manter informado sobre tudo o que está acontecendo na sua startup.
Afinal, como líder, você não pode ser o último a saber das coisas. E essa é uma das maiores dores do crescimento, algo que requer adaptação de toda a liderança… e mais ainda dos founders.
Quando iniciamos a Hiper, não tínhamos bagagem alguma como empreendedores. À medida que nossa empresa crescia, os desafios ficavam cada vez maiores, com o crescimento do time e o desenvolvimento das nossas pessoas (além de nós mesmos) para alcançar as metas, sem tirar o olho dos resultados.
Foi nessa época que percebi que uma parte importante da evolução era refletida na forma como a rotina era conduzida, precisávamos de um framework de gestão, que nada mais é do que uma série de práticas, agendas e rituais para as lideranças.
A primeira coisa que fiz foi estruturar agendas com meus liderados diretos, encontros semanais de 1h, individualmente com cada pessoa que reportava para mim, com o objetivo de discutir uma pauta executiva. Para isso eu dedicava boa parte da minha segunda-feira.
Criamos um momento para acompanhamento das metas e resultados, onde reuniam-se semanalmente (para um checkpoint, de aproximadamente 1h) todas as pessoas que respondiam por metas de relevância estratégica, sendo gestores ou não.
Nas sextas-feiras eu me reunia com todas as lideranças das áreas-chave da empresa para um overview da semana, com o intuito de acompanhar de forma qualitativa os pontos positivos e negativos de cada área, além de gerar conexão mútua entre as lideranças.
Semanalmente, também era feito um encontro para acompanhamento do andamento do crescimento e faturamento, com a participação das lideranças que respondiam por linhas de receita, além do time financeiro.
Por fim, fazíamos toda semana uma reunião com todo o time para alinhamento de temas relevantes, lançamentos do produto, atualização de resultados e temas estratégicos.
Além das agendas semanais, existia a reunião mensal de resultados (para as lideranças mais seniores) e planejamento e revisão de metas do trimestre/ano.
Acima de tudo, lembre-se de que para liderar muita gente e estar a par de tudo o que acontece (sem cair na microgestão) requer que você tenha confiança na sua equipe. Para mim, confiança sempre foi um elo primordial para as relações.
Você não pode fazer tudo sozinho. Portanto, saiba que delegar responsabilidades, capacitar seus liderados e confiar que eles farão um bom trabalho é essencial para o sucesso da sua empresa.
Se você quer ser eficiente na liderança e não ser o último a saber das coisas, adote um framework de gestão que permita estar conectado com as áreas da empresa, não só com seus liderados diretos.
É importantíssimo que você consiga ouvir a voz de quem está na linha de frente, cara a cara com o cliente. É lá que a mágica acontece, não negligencie isso.
🔥 RESENHA DA SEMANA
Tome imposto
Pela terceira vez no ano, a Receita Federal aumentou a tributação dos softwares.
Nesta última norma, foi estabelecido que as empresas que contratam softwares para uso próprio de fornecedores do exterior precisarão pagar PIS e COFINS-Importação, cujo impacto é de 9,25% (antes era zero).
Em março, foi instituída a cobrança de Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF), com alíquota de 15% a 25%.
No início do ano, outra taxação foi anunciada no pagamento dos impostos sobre lucro (IRPJ e CSLL), afetando quem comercializa software e são adeptos do Lucro Presumido como regime fiscal.
Tais mudanças valem para todos os tipos de software, sendo customizados ou não, acessados em nuvem ou instalados. Aos empreendedores, uma dica: consulte seu contador para entender a necessidade de adequação.
Uma novidade daquelas amargas. Mas pagar imposto é uma das grandes certezas que temos nessa vida. Seguimos em frente!
Startup Summit 2023 - marca na agenda!
Faltam praticamente 2 meses para o Startup Summit 2023, evento que tornou-se um dos principais encontros anuais dos entusiastas do universo de startups do Brasil.
Nesta semana foram anunciadas duas atrações internacionais no quadro de palestrantes:
Deborah Perry Piscione, autora do livro “Os Segredos do Vale do Silício” (e de outros títulos) vai falar sobre os bastidores do Vale, o epicentro mundial de tecnologia e berço das big techs.
Tim Ash, criador da SiteTuners e uma das grandes referências mundiais quando o assunto é marketing digital, conversão e psicologia evolutiva.
A edição deste ano vai acontecer nos dias 23, 24 e 25 de agosto, em Floripa e promete ser a melhor de todos os tempos. Compre seu ingresso aqui.
🎙️Eu também vou estar no palco, na trilha de Investimentos e Fusões e Aquisições.
Nos vemos por lá?
De olho no mercado
🏦 Nuvini está a poucos passos de estrear na Nasdaq, após obter registro para o IPO no órgão regulador do mercado de capitais americano. Resta agora aguardar a aprovação para tocar o sino da bolsa de valores americana.
🚀 AsaaS captou R$ 100 milhões para seguir sua trajetória de crescimento entre as PMEs e quer faturar R$ 1 bilhão em 2025. A rodada contou com antigos investidores como Inovabra, Parallax Ventures, Light Capital Group, Escala e um novo entrante, a TM3 Capital. Desejo sucesso e competência aos amigos!
🍔 Simple&Co anunciou a aquisição da concorrente Clouki, tornando-se a maior empresa para delivery de refeições prontas da América Latina, com 14 marcas próprias e presença em 13 estados do país. O objetivo é crescer de 100 para 500 o número de lojas virtuais parceiras em um ano.
🎖️ As inscrições para o ranking 100 Startups to Watch estão abertas e vão até o dia 14 de julho. O selo existe há 6 anos e, para muita gente, estar na lista gera um sentimento de destaque, algo que de fato serve como uma vitrine para atrair os olhares de investidores e clientes.
🔮 “Aspas” do GrandFounder
"A liderança não é sobre ser o chefe. É sobre cuidar daqueles sob sua responsabilidade."
— Simon Sinek
Pare uns minutos e pense no seu framework de gestão. É algo que te faz liderar com mais confiança, ter o time alinhado, acompanhar resultados e não ser o último a saber das coisas aí dentro da sua empresa. Se tem um único caminho para o sucesso eu não sei, mas não estar presente, atento e em constante evolução é o que não te levará para lá!
Essa foi mais um edição de The GrandFounder. Obrigado pela leitura!
Agora só falta compartilhar com os/as amigos/as... Custa zero, mas vale muito! 😎
Abração!