The GrandFounder #118 | Hábitos, disciplina e consistência
Melhorar seus hábitos fazem de você uma pessoa melhor. Por dentro e por fora. De brinde, você contagia as pessoas ao seu redor a fazerem o mesmo. Dar exemplo é diferente de ser exemplo.
📫 Recebeu esse link de alguém e ainda não está inscrito na newsletter? Clique no botão abaixo e junte-se a nós. É grátis, e você recebe as novas edições direto no seu e-mail.
Olá founders!
Resolvi aparecer, depois de uns meses mais quieto, pelo menos por aqui.
Pausas são importantes.
Sim, tão importantes quanto avançar…
Há quem discorde.
Não é à toa que tem tanta gente pirando por aí. E tanta gente fazendo o que todo mundo faz, só por fazer.
Esses dias, eu falei (vídeo abaixo) sobre o quanto o consumidor (nós, no caso) anda cansado do excesso de ofertas, conteúdo fraco, mal feito, mal pensado. Tudo pra ontem, tudo exigindo nosso tempo, nossa atenção. Sem perceber, caímos nessa vala.
No começo do ano, em algumas palestras da NRF, nos EUA, escutei sobre o Slow Retail, um varejo mais calmo, com sentido, com experiência. Fiquei impactado. Isso deriva de várias frentes que batem na tecla de fazermos as coisas mais “slow”.
Um café da manhã em paz, uma taça de vinho bem saboreada ao lado de quem a gente gosta, um tempo de qualidade montando um Lego com o filhote… Isso é bom demais.
Sem holofote nenhum, desconectado de toda essa exposição inútil que aprisiona muita gente. Muuuita gente!
Que tal olhar pra sua rotina e repensar alguns hábitos?
Quantos livros você leu nos últimos 6 meses? Acho bizarro quando alguém me diz que está pensando em começar a ler. Para ler você só precisa sentar a bunda numa cadeira, abrir os olhos e… ler. Simples assim, pô! Não me venha com esse papinho de que está pensando em começar. Ou faz, ou assume que não está dando valor para isso.
Tem espaço aí para dar uma atenção melhor para quem você gosta? Que tal priorizar um espaço na sua semana e começar a cuidar da saúde? O coração e a mente agradecem…
Esse ano eu dei uma pausa aqui no The GrandFounder, em março. Bem depois de fecharmos a nossa primeira rodada de captação da Loopia.
Estava cansado do projeto? Não.
Poderia dizer que foi para focar na execução, mas não foi. E olha que eu dei muito foco na execução. Mas tenho certeza que escrever 2-3 edições por mês da news não iria me desfocar.
Simplesmente dei uma pausa.
Mas segui fazendo conteúdos sobre o mercado que a Loopia está desenvolvendo, de Chat Commerce. Teve muito conteúdo que eu gostei de fazer, mas também alguns que eu olho hoje e falo, pra que serviu isso? Sem querer todos nos caímos na vala comum. Uns se dão conta, outros não.
Fiz bastante conteúdo online e conteúdo presencial. Andei muito Brasil afora…
Agora, por exemplo, estou escrevendo num voo de Belo Horizonte para São Paulo, voltando de uma palestra que fiz ontem num evento da ComEcomm.
Talvez eu devesse fazer um texto do tipo: Estamos de volta, bla bla bla…
Não estamos de volta, até por que nunca saímos daqui. Foi uma pausa…
Será que alguém sentiu falta?
Bom… deixa pra lá. Porque eu senti falta e tenho certeza que mais umas 3 pessoas também 😁. Na real, não sei… mas se for isso, já é o bastante.
Quem escreve, faz isso para espalhar a mensagem por aí. Para uma pessoa, duas, cinquenta, mil… Tanto faz.
Nesse intervalo, fiz coisas muito legais. Na vida pessoal e na Loopia, com a família e com o meu time. Não vou anunciar nenhuma mudança radical, simplesmente seguiremos. Tenho algumas coisas para compartilhar, para trocar ideia, para opinar e pra acrescentar para quem me segue por aqui.
The GrandFounder é esse espaço, simples e enxuto para propagar umas ideias que saem da minha cabeça. É criado por mim, mas não é meu…
Que tal mandar esse texto pra outras pessoas para darmos uma oxigenada no público aqui? Acho que faz todo sentido, e não te custa nada.
Eu tenho planejado manter um ritmo de edições a cada quinze dias por aqui. Talvez mais, talvez menos, mas encaixei na agenda um tempo para fazer.
Quero abrir uns aprendizados legais dessa jornada da Loopia, que esse ano cresceu bastante, meu novo livro que vai sair em breve, um pouco do que aprendi no Caminho de Santiago de Compostela, que fiz recentemente com a minha esposa, de bike. Tanta coisa pode servir de motivo para escrevermos, todo dia temos o que aprender, e o que ensinar.
Enfim, eu sei que quem me acompanha aqui na news, compartilha do espírito GrandFounder: quer melhorar todo dia, sonha com coisas grandiosas, é empreendedor/a raiz, que não inventa moda, que faz o teu, e faz acontecer.
Gosto desse projeto, de soltar o verbo para um monte de gente que nem conheço, mas parece que são amigos de uma vida toda.
Valeu por ler The GrandeFounder até aqui.
Vamo que vamo!
🏝️ Empreender e liderar é de fato ficar empilhando grão de areia.
Uma ligação feita, um bug resolvido, um cliente que conseguiu bons resultados com você, tudo isso são grãos de areia que nós empilhamos todo dia.
São pequenas ações, que isoladas até parecem insignificantes, mas com o tempo, formam a base do que realmente sustenta uma empresa.
A grande questão é que muita gente quer ver o resultado, mas não valoriza o processo. Na minha opinião, é aí que mora o erro.
O que constrói empresas fortes, com cultura boa, resultados positivos e crescimento é a consistência, o acúmulo de pequenas entregas bem feitas, dia após dia. Liderar é justamente isso: lembrar o time de que o valor está no que se repete.
Consistência, disciplina... esforço contínuo.
E quando a pressão aparece (porque ela sempre aparece), eu gosto da frase da Billie Jean King, que ficou eternizada numa das principais quadras do US Open: “Pressure is a privilege”
Pressão não é um fardo, é sinal de que você está em uma posição importante, com a oportunidade de fazer algo significativo.
É pra pensar e agir!
👋🏽 Antes do abraço final
Essa foi mais uma edição de TheGrandFounder.com, a minha newsletter pessoal e totalmente free sobre a vida de founder e o universo das startups. Cada edição é resultado de um momento de pausa em busca de inspiração para compartilhar conhecimento com outros founders. Faço isso, porque gosto de verdade. Que tal fazer com que essa e outras mensagens cheguem mais longe? Compartilhe com alguém, custa zero… e vale muito!
Eu sou o Tiago Vailati, um empreendedor apaixonado pela família, autor do livro O QUE TE IMPEDE? (ed. Alta Books) e um dos Top Voices brasileiros do LinkedIn. Sou entusiasta de um estilo de vida saudável e fã de Fórmula 1 desde os tempos do grande Ayrton Senna 🇧🇷. Que saudade dos domingos ao lado do meu pai na frente da TV…







