Tenha mentores e uma rede de apoio (e fuja dos gurus)
Estamos na edição nº 45 da série Do ZERO ao EXIT em 100 lições – A saga de empreender uma startup do nascimento à venda, através da qual eu compartilho em 100 artigos as lições aprendidas vivenciando os desafios da minha jornada empreendedora na Hiper, do zero ao exit.
📫 Vamos juntos durante toda a série? Inscreva-se na minha newsletter The GrandFounder e receba cada novo conteúdo da série direto no seu e-mail! A série tem sido publicada também no meu LinkedIn e no meu site.
Nas lições atuais da série tenho compartilhado aprendizados e ensinamentos sobre #gestão, para quem segura a responsabilidade de conduzir um negócio e vive a realidade de tomar decisões diante de todo tipo de desafio sem poder jogar a toalha.
Vem comigo… 👋🏻
Sabe o que eu diria para mim mesmo, se eu pudesse voltar no tempo, lá para a época em que decidi largar meu emprego para fundar a Hiper?
Separe uns trocados e vá tomar um café com empreendedores que já andaram pelo caminho que você vai trilhar.
Com certeza, essas pessoas viveram muitos desafios, fizeram jornadas repletas de realizações, quebraram centenas de pedras pelo caminho e adquiriram um tipo de experiência inquestionável: o aprendizado da vida real.
Eu confio muito nos meus mentores. Tenho um dúzia de pessoas com as quais me aconselho… Ainda hoje, mesmo depois de ter vivido a jornada da Hiper, que foi um caso de sucesso.
Aliás, a principal vocação do “sucesso” não é ensinar.
Todos nós, quando nascemos, somos lançados nesse mundão com um caderninho em branco: o nosso caderno da vida. Conforme a vida vai acontecendo, vamos preenchendo as páginas com nossas experiências, momentos, aprendizados e o que mais a vida nos permitir.
É assim que eu enxergo a bagagem da vida. Quem viveu mais, escreveu mais páginas. Quando cito “viver mais” me refiro à experiência, sem me prender à idade.
Olhe para as pessoas com quem você busca aconselhamento como indivíduos que têm o caderno da vida mais recheado que o seu.
Vamos chamar essas pessoas de mentores. Pessoas normais, de carne e osso, que erram e acertam. Assim como você e eu. Pessoas de fato normais, mas que vivenciaram mais desafios e aprenderam através deles.
Por isso eu recomendo fortemente a você que construa sua rede de apoio. Esteja de peito aberto para conhecer pessoas mais experientes. Seja humilde para pedir apoio e direcionamento.
Procure cultivar um relacionamento sincero com elas, e dessa forma, de pessoa em pessoa, você vai montando sua rede de apoio.
Quer uma ideia sobre como começar?
Participe de programas de capacitação – você vai encontrar outras pessoas em diferentes estágios da jornada empreendedora e estará frente a frente com pessoas que têm algo a ensinar. Eu aprendi demais em programas como o Startup SC e as iniciativas da Endeavor, por exemplo.
Plataformas de mentoria – encontre profissionais dispostos a te apoiar em plataformas como a eMentor.br (citando esta, pois conheço de perto) que conectam quem precisa com quem pode ajudar.
Monte um conselho consultivo – que tal formar um grupo com pessoas selecionadas a dedo (conte com indicações) para ajudar você e seu time nas decisões, reflexões, provocações e afins?
Eventos – nunca desperdice uma chance de se conectar com outras pessoas. Saiba selecionar o tipo de evento que faz sentido para você e tenha um mar de oportunidades para ampliar sua rede.
Ao longo da vida você vai conhecendo pessoas que podem se tornar bons mentores para você ou, através delas, você vai se conectando a outras pessoas, insumo base para montar sua rede de apoio.
Apenas tome cuidado com aqueles que “se vendem como gurus” sem nunca ter feito ou vivido de forma prática nem 10% do que é preciso para poder servir de referência para alguém.
Lembre-se sempre da analogia que fiz com o caderninho da vida. Quem já fez/viveu, tem legitimidade para aconselhar. Falar até papagaio fala… tenha cuidado!
Saiba contar com uma rede de apoio, pois a vida de quem empreende é repleta de desafios, decisões difíceis e noites de sono perturbadas.
Poder contar com a sabedoria de quem já vivenciou situações semelhantes àquelas que você está vivendo é uma boa forma de vencer os obstáculos do caminho, errar menos e curtir a jornada.
📷 Foto Nadir sYzYgY on Unsplash
🖤 Sinta-se em casa para deixar seu comentário, acrescentar algo ou mandar um feedback.
📨 Se esse texto puder ser útil para alguém do seu time ou da sua rede, compartilhe.