Porque você e seu time devem comemorar (também) as pequenas coisas
Estamos na edição nº 40 da série Do ZERO ao EXIT em 100 lições – A saga de empreender uma startup do nascimento à venda, através da qual eu compartilho em 100 artigos as lições aprendidas vivenciando os desafios da minha jornada empreendedora na Hiper, do zero ao exit.
📫 Vamos juntos durante toda a série? Inscreva-se na minha newsletter The GrandFounder e receba cada novo conteúdo da série direto no seu e-mail! A série tem sido publicada também no meu LinkedIn e no meu site.
Nas lições atuais da série, estou falando sobre experiências e aprendizados relacionados à formação de time e desenvolvimento de #carreira.
Vem comigo… 👋🏻
Como é bom saborear as conquistas, não é mesmo?
O sentimento de vencer não tem comparação.
Mas a maioria das pessoas não enxerga o valor das pequenas conquistas com o mesmo fervor das conquistas mais expressivas.
Tem gente que nem sequer comemora os pequenos avanços… e olha que praticamente todo dia temos algo para celebrar.
E você, como lida com isso?
Eu aprendi que geramos um grande efeito positivo quando criamos o hábito de comemorar (também) as pequenas coisas que acontecem no nosso mundo.
Entenda por pequenas coisas acontecimentos como: a sua primeira venda no novo emprego, um feedback positivo recebido de um cliente, os primeiros passos do seu filho…
Não precisamos esperar o final do mês para só então comemorar as metas, ou o resultado da pesquisa de satisfação, feita lá uma vez ou outra, para saber se estamos conseguindo satisfazer os clientes, ou então chegar a data do aniversário dos filhos para celebrar com eles.
Comemore as coisas que acontecem com você, assim como aquelas que acontecem com as pessoas ao seu redor.
Muita gente joga o mesmo jogo que nós, mas lida com desafios diferentes. O que pode ter uma importância pontual para uns, pode ter uma relevância gigante para outros. Vencer tem muitos significados… Por isso, siga meu conselho, comemore.
E mais, incentive as pessoas a fazerem o mesmo. Crie uma cultura de celebrar as pequenas coisas em casa, no trabalho, no seu ciclo de convivência.
Em meio a tanto ranger de dentes, críticas ácidas e dedos apontados, tudo de forma gratuita e deliberada, aplaudir e ser aplaudido tem um efeito transformador.
São palavras de quem viveu por anos com uma tribo de gente boa que sabia comemorar as pequenas coisas, e muito!
Toca a buzina aííí… 🎉
📷 Foto Milivoj Kuhar on Unsplash
🖤 Sinta-se em casa para deixar seu comentário, acrescentar algo ou mandar um feedback.
📨 Se esse texto puder ser útil para alguém do seu time ou da sua rede, compartilhe.