Impactar o mundo requer menos do que você imagina
Este é o 7º artigo da série Do ZERO ao EXIT em 100 lições – A saga de empreender uma startup do nascimento à venda, através da qual eu compartilho em 100 artigos as lições aprendidas vivenciando os desafios da minha jornada empreendedora na Hiper, do zero ao exit.
Espero que goste e – mais do que isso – que te ajude a evoluir.
📫 Vamos juntos durante toda a série? Inscreva-se na minha newsletter The GrandFounder e receba cada novo conteúdo da série direto no seu e-mail! A série tem sido publicada também no meu LinkedIn e no meu site.
Vem comigo… 👋🏻
Tenho dado uns pitacos sobre propósito nestas primeiras lições. Os mais céticos vão me desculpar, mas este deve ser sim um tema em que o empreendedor deve dar atenção.
Empreender não é só feito de técnicas, metodologias, planejamento e execução. Empreender envolve pessoas, e pessoas precisam de algo para acreditar, para então fazer parte.
Propósito não paga as contas, mas traz significado e deixa a jornada mais saborosa.
E, vá por mim… a jornada é intensa e te joga o tempo todo numa montanha russa de emoções. Que mal faz, contar com um combustível extra para engajar você e as pessoas que te acompanham?
Quando fazemos algo para alguém, tendemos a fazer com mais dedicação. Pelo menos eu acredito nisso!
Cada um com as suas convicções e longe de mim querer te influenciar. Mas, quem sabe, após ler o que tenho para compartilhar nesta lição você enxergue impacto e propósito de forma diferente.
Existem empresas cujo público-alvo são consumidores (pessoas físicas). Outras estão focadas em servir empresas. Entretanto, em todos os casos, no final do dia, tudo termina em pessoas servindo pessoas.
Sempre existem pessoas… e pessoas têm histórias.
Sim, eu, você, todo mundo tem uma história. O que somos hoje é a resultante do caminho que trilhamos ao longo da vida. Quando olhamos por esta perspectiva, passamos a ser mais empáticos.
Negócios existem para conectar pessoas a seus objetivos. De uma rede social a um sistema de gestão, sempre existe um objetivo desejado pelo cliente e, tornar este objetivo alcançável é a missão de tais negócios.
Em suma, todo empreendedor impacta pessoas, suas vidas e participa de muitas histórias.
Até aqui, já são mais de 10 anos de Hiper e, neste período, fizemos parte de inúmeras histórias. Entenda que o impacto que você causa pode estar nas pequenas decisões que toma e, com o tempo, ao contabilizar os resultados, você enxerga que o simples fato de sua empresa existir, mexeu com o destino de muita gente.
Por exemplo: nós criamos um modelo de vendas a partir de uma rede de revendedores, ao invés de vendermos diretamente para os clientes. Estes revendedores são chamados de Hiperadores e a missão deles é fazer a última milha na jornada do cliente, desde a venda, implantação e o atendimento.
Os Hiperadores são empresas independentes, parceiros de negócio da Hiper. A estratégia deu muito certo, desenvolvemos uma rede com mais de mil Hiperadores, o que nos permitiu chegar a todo o Brasil.
Pude conhecer inúmeras histórias de vida e tenho certeza que causamos muito impacto, contribuímos para muitas famílias viverem melhor.
Muitos interessados em se tornar Hiperadores chegavam até nós somente com o sonho de ter seu próprio negócio, antes mesmos de ter a empresa aberta. Foram centenas de casos de Hiperadores que começaram a empreender ao se tornarem parceiros da Hiper e fizeram empresas super legais.
É gratificante olhar para trás e enxergar estas histórias, repletas de superação, esforço e vontade de vencer. Muitos empregos gerados, vidas e famílias impactadas.
Resultados financeiros são essenciais, mas além de crescimento, faturamento e lucro, empreender também é propósito, impactar vidas e mudar certas coisas no mundo, no seu mundo.
Encerro por aqui, deixando a minha recomendação: empreenda com propósito e olhar genuíno para as histórias das pessoas. Saber que, de fato, você teve relevância na história de vida de outras pessoas é impagável.
📷 Foto Ian Schneider on Unsplash
🖤 Sinta-se em casa para deixar seu comentário, acrescentar algo ou mandar um feedback.
📨 Se este texto puder ser útil para alguém do seu time ou da sua rede, compartilhe.