Antes de CEO, COO, C…O, defina o Camisa 10 para cada frente da operação
Estamos na edição nº 12 da série Do ZERO ao EXIT em 100 lições – A saga de empreender uma startup do nascimento à venda, através da qual eu compartilho em 100 artigos as lições aprendidas vivenciando os desafios da minha jornada empreendedora na Hiper, do zero ao exit.
📫 Vamos juntos durante toda a série? Inscreva-se na minha newsletter The GrandFounder e receba cada novo conteúdo da série direto no seu e-mail! A série tem sido publicada também no meu LinkedIn e no meu site.
Vem comigo… 👋🏻
Nas últimas lições tenho trazido alguns aprendizados sobre sócios/fundadores, seus papéis, responsabilidades e algumas coisas que pouco recebem atenção, mas que podem tirar o sossego e causar cicatrizes eternas nas empresas.
Sócios de um negócio novo são como noivos recém-casados desfrutando as maravilhas da lua de mel. Demandas, responsabilidades, compromissos, mas tudo em paz…
É bem isso que precisa ser pensado com carinho (e o quanto antes): demandas, responsabilidades, compromissos.
São aspectos que requerem atenção, para não dar brecha para dores de cabeça.
Todas, e cada uma, no plural.
Isso mesmo: demandaS, responsabilidadeS, compromissoS… Preocupações super válidas para o começo de uma jornada. Principalmente no começo, e talvez nem só no começo.
Enfim, sociedade e casamento são coisas muito parecidas, mas vamos voltar para o contexto da vida do empreendedor…
Melhor do que pensar em “quem é o sócio certo para mim?”, que tal pensar em “como eu posso ser o sócio certo no negócio?”. Coloquemos todos os sócios nesta mesma mentalidade e tudo vai ficar mais simples.
Como ser o sócio certo para o negócio? Em qual posição eu posso dar o meu melhor? Quais as demandas que estarão sob minha responsabilidade? Onde eu vou desempenhar melhor, como um Camisa 10?
É super normal os sócios abraçarem algumas frentes e acumularem funções. O que não pode acontecer é deixar de falar sobre isso, não definir quem será a pessoa com a Camisa 10 em cada frente.
Achar que tem alguém olhando para certa demanda é perigoso. Achar é o primeiro passo para estar errado.
Pois bem, sentem-se juntos e definam quem cuida do quê, com foco no conjunto de responsabilidades de cada um.
Definiu quem será a pessoa com a Camisa 10 das vendas? E da tecnologia? Quem veste a 10 para relacionamento com os clientes? Quem fica com a 10 para as finanças?
Não precisa definir quem é o CEO, COO, CTO, diretor disso ou daquilo. São preocupações precoces para um negócio no seu início. E talvez continue sendo pouco importante por um bom tempo.
As siglas que citei são da nomenclatura convencional para as posições mais altas de uma estrutura organizacional, normalmente associadas à diretoria. São siglas do inglês para Chief Executive Officer (CEO), Chief Operating Officer (COO), Chief Technology Officer (CTO) e correspondem ao diretor executivo, diretor de operações e diretor de tecnologias, respectivamente.
Um negócio no seu início vai sugar a carga quase que total da energia de todos para a execução. Demandas no campo estratégico existirão, mas ainda pouco presentes.
Você vai viver num cenário de 10% estratégia e 90% execução por um bom tempo. Muita carga para a execução, polivalência e aprendizado constante.
Execução será a criança da vez, toda atenção à ela.
Com o tempo, a estratégia começa a requerer seu espaço e você vai compondo um time no entorno da execução, a operação vai se estruturando e as posições de gestão e estratégia vão ficando mais evidentes.
Com base nisso, e com o benefício de ter observado cada sócio jogando seu jogo, fica mais simples de saber quem tem mais perfil para a diretoria geral, operação e demais.
Não compliquemos!
📷 Foto Gustavo Ferreira on Unsplash
🖤 Sinta-se em casa para deixar seu comentário, acrescentar algo ou mandar um feedback.
📨 Se este texto puder ser útil para alguém do seu time ou da sua rede, compartilhe.